Tai Chi Chuan

Tai significa “o maior”, “o mais alto”, “supremo”, “absoluto”; Chi significa, literalmente, a parte mais alta do telhado - “cumeeira” e Chuan significa Punho, simbolizando “soco”, “luta à mãos livres” (desarmadas), “boxe”.

O estilo de Tai Chi Chuan criado por Wu Yu-Hsiang se caracteriza por movimentos pequenos e sutis; foco no equilíbrio, no desenvolvimento da sensibilidade e no cultivo da energia ("chi") interior. Seus movimentos são suaves, cíclicos, fluídos e requerem plena atenção mental, devendo ser comandados pelo centro do corpo (região do alto das coxas até a altura do umbigo).

Sobre sua origem, podemos afirmar que o Tai Chi Chuan foi criado sob influências das práticas Taoístas de circulação de energia, que visavam aumentar a vitalidade e melhorar a circulação da energia, fundamentado sobre a observância das leis naturais do Yin e Yang.

Contudo, o Tai Chi Chuan nasceu como uma arte marcial refinada que seria ensinada dentro da própria família do seu fundador. De fato, o Tai Chi Chuan é a única arte marcial que foi criada para preservar a saúde do praticante.

Ensinando Taichi no encontro de pais e filhos

Taichi no encontro de pais e filhos

Ensinando para pais

Taichi na escola

Taichi no parque Ibirapuera

Taichi no parque Ibirapuera

Taichi no projeto da igreja Santa Terezinha

Taichi no projeto da igreja Santa Terezinha